Tuesday, March 30, 2010

Domingo

Hoje é domingo, dia de comida boa!!
Hoje vamos fazer Risoto de cogumelos, com cenoura e rucola muito bem acompanhado de iscas de filé!
Enquanto eu preparo o risoto Rodrigo cuida do nosso jardim e depois ele vem preparar a carne.
Primeiro eu acho que facilita bastante separar os igredientes já preparados para a receita antes de ligar o fogão:

  • Arroz Arborio ou Carnaroli
  • 1 cebola picadinha
  • Rucola
  • tomate cereja
  • queijo parmesão
  • creme de leite
  • 1 taça de vinho branco
  • cogumelos
  • 1 caldo de legumes diluido em agua quente
  • mini-cenouras
  • manteiga
Aqui os cogumelos que usei, piquei de forma que ficassem mais ou menos do mesmo tamanho.


Bem quanto às quantidade é relativo, o arroz se mede com a mão, sendo um mão por pessoa. A não ser que voce tenha uma mãozinha como a minha, aí são duas mãos ou uma e meia (depende também da fome).
A rucola eu meço tambem com mão, umas 3 mãos de rucola.
O tomate, o cogumelo e a cenoura depende do que voce gosta mais. De cogumelo eu pus a quantidade que está na foto, e cortei em lascas grandes, poruqe eu não gosto então fica mais facil de catar e dar tudo pro Rodrigo. Mas se todo mundo gostar de cogumelos podem por mais. De tomate uns 10 ou 12 tá bom. Cenoura foi mais ou menos uma xicara.
O queijo parmesão eu ralo na hora direto na panela, pode ir acrescentando e mexendo e ai ve se precisa de mais ou não.
E sal à gosto.

Comece aquecendo a panela e ponha 2 colheres (sopa) de manteiga, quando ela estiver quente ponha a cebola em fogo brando até que ela fique transparente.

Depois misture o arroz e mexa bem. Acrescente o vinho e espere evaporar, ponha uma xicara do caldo e mexa de vez em quando. repita o processo mais duas vezes.
Quando estiver quase secando acrescente o creme de leite e mexa. Misture a cenoura, os cogumelos e os tomates. Mexa bem.
Se o arroz ainda estiver duro, ponha mais água.
Acrescente o parmesão e misture.
Quando estiver quase pronto, ponha mais duas colheres de manteiga e misture, ponha a rúcola e mexa cuidadosamente.

Agora a carne corte em iscas, ponha manteiga na frigideira, quando estiver bem quente ponha a carne, e vá virando para não queimar
Quando a carne ja estiver dourada, está pronta.
Agora é so servir.


Ai está:

Bom apetite!!!

3 comments:

  1. Essa carne tá um escândaloo!!!
    Que fofinho o Rody cuidando do jardimm!! ahahaha!!
    Com tá o tempo aí?
    Bj

    ReplyDelete
  2. Esta deu água na boca! Tô gostando de ver o capricho. Ainda bem que você não é craque na cozinha, já pensou se fosse?!Beijos de nós duas!

    ReplyDelete
  3. Brigada Xu, beijão na Luiza e pra vc.
    Aqui o tempo ta ainda se decidindo , agora na Pascoa sempre esfria, entao vai a 0, mas depois acho que a primavera vem de vez.
    Ai vamos ter mais fotos do jardim e do jardineiro :)
    beijos,
    saudades

    ReplyDelete